quarta-feira, 22 de junho de 2016

A polêmica dos Naming Rights na Copa América

Levi Stadium é chamado de estádio de São Francisco pela detentora dos diretos da Copa América

CenturyLink Field, Levi's Stadium, MetLife Stadium , NRG Stadium, Gillette Stadium e Lincoln Financial Field são nomes de estádios de times de futebol americano que tem uma coisa em comum. Todos são sedes da Copa América Centenário.

Se você for um fã de futebol americano vai reconhecer esses nomes, mas durante as transmissões para o Brasil da Copa América você pode não ter reparado, já que são chamados por nomes genéricos como estádio de Seattle (CenturyLink Field),  estádio de São Francisco (Levi's Stadium) e estádio de Nova York (MetLife Stadium). Estes são apenas alguns exemplos que a TV detentora dos direitos de transmissão não chamam o nome do estádio pelo nome verdadeiro, apenas ligando o estádio com o nome da cidade.

Curiosamente o estádio do Arizona Cardinals que também é sede da Copa América se chama University of Phoenix Stadium, mas não pensem que o nome é porque o estádio fica na Universidade, mas sim porque a faculdade comprou os Naming Rights, mas como a TV não percebeu, segue chamando nas transmissões de University of Phoenix Stadium .

Não é só neste caso que a Rede Globo age desta formal. Na Formula 1 a equipe Rede Bull Racing é chamada sempre de RBR.

Essa postura adotada é muito critica pelos torcedores no Brasil e para a professora Clarisse Setyon esse é um dos principais motivos para que os estádio brasileiros tenham dificuldades em adquirir os Naming Rights.


Nenhum comentário:

Postar um comentário