quarta-feira, 22 de junho de 2016

Gols de mão na Copa América



Próxima sede da Copa América


           

A polêmica dos Naming Rights na Copa América

Levi Stadium é chamado de estádio de São Francisco pela detentora dos diretos da Copa América

CenturyLink Field, Levi's Stadium, MetLife Stadium , NRG Stadium, Gillette Stadium e Lincoln Financial Field são nomes de estádios de times de futebol americano que tem uma coisa em comum. Todos são sedes da Copa América Centenário.

Se você for um fã de futebol americano vai reconhecer esses nomes, mas durante as transmissões para o Brasil da Copa América você pode não ter reparado, já que são chamados por nomes genéricos como estádio de Seattle (CenturyLink Field),  estádio de São Francisco (Levi's Stadium) e estádio de Nova York (MetLife Stadium). Estes são apenas alguns exemplos que a TV detentora dos direitos de transmissão não chamam o nome do estádio pelo nome verdadeiro, apenas ligando o estádio com o nome da cidade.

Curiosamente o estádio do Arizona Cardinals que também é sede da Copa América se chama University of Phoenix Stadium, mas não pensem que o nome é porque o estádio fica na Universidade, mas sim porque a faculdade comprou os Naming Rights, mas como a TV não percebeu, segue chamando nas transmissões de University of Phoenix Stadium .

Não é só neste caso que a Rede Globo age desta formal. Na Formula 1 a equipe Rede Bull Racing é chamada sempre de RBR.

Essa postura adotada é muito critica pelos torcedores no Brasil e para a professora Clarisse Setyon esse é um dos principais motivos para que os estádio brasileiros tenham dificuldades em adquirir os Naming Rights.


Países "intrusos" na Copa América

O japão mesmos endo da Ásia, disputou a Copa América em 1999

Uma curiosidade da Copa América que desde 1993 alguns países de outras confederações e até mesmo de outros continentes participaram. 

O México é o convidado mais participativo. Desde 1993 esteve em todas as edições com boas campanhas (foi vice-campeão em 1993 e 2001 e terceiro lugar em 1997 e 1999). 

Outros convidados foram: Costa Rica (1997, 2001, 2004 e 2011), Honduras (2001), Estados Unidos (1993, 1995 e 2007), Jamaica (2015) e Japão (1999). Os japoneses foram os únicos convidados fora da continente americano.

O que é a Copa América?



Copa América está completando 100 anos de história em 2016

A Copa América é a mais antiga competição de seleções de futebol do mundo em atividade. A primeira edição oficial da Copa América foi realizada em 1916 como parte de comemorações do centenário da independência da Argentina. Na mesma ocasião foi fundada a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).

Em 1910 foi realizada a Copa Centenário Revolución de Mayo 1910. O torneio disputado na Argentina contou com a participação dos anfitriões, Uruguai e Chile. A Argentina foi campeã goleando os dois rivais. Este foi o primeiro torneio internacional no continente com mais de dois participantes. A Conmebol não reconhece este torneio como a primeira Copa América.


Em 1959 houve dois campeonatos - um no Equador (extra) e outro na Argentina. Até 1975 o campeonato era chamado de Campeonato Sul-Americano de Seleções (Campeonato Sudamericano de Selecciones). Junto com a mudança de nome naquele ano foram abolidas as sedes. Entre 1975 e 1983 a Copa América era realizada com jogos no sistema ida e volta.

Desde 1993 seleções “intrusas” de outras federações competem como convidadas, principalmente da Concacaf.


Com a conquista do torneio de 2011 o Uruguai é o maior vencedor da Copa América. A seleção celeste tem 15 títulos. A Argentina fica logo atrás com 14 títulos da Copa América.
Em 2015 o Chile sediou a competição e com a força da torcida conquistou pela primeira vez a competição continental.

A Copa América de 2016, também chamada de Copa América Centenário, será uma edição especial para comemorar o centenário da Copa América. A Copa América é a principal competição de futebol de seleções da América. O torneio é organizado pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e disputado oficialmente desde 1916.  

A Copa América completa 100 anos trazendo alegria e festa por onde passou. Desde 1987 a Copa América incorporou os mascotes, Trazendo irreverência e aproximando a competição dos torcedores.

Depois desta edição especial, a Copa América vai voltar a ser realizada no Brasil em 2019, depois de 30 anos. O Brasil vai tentar quebrar a sequência de 12 anos sem conquistar a principal competição continental.

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Atividade 2 - Perspectivas do Jornalismo

O Jornalismo é uma área que está sempre em transformação. Ele muda constantemente e se o profissional não acompanhar essas mudanças, ele fica desatualizado muito rápido.

Como a casa dia mais pessoas tem acesso a tecnologia e as redes sociais, o jornalismo vive em uma época perigosa, onde um fato acaba sendo "noticiado" por uma pessoa que não tem formação como jornalista, mas estava passando na hora do fato, com um bom celular, depois é só fazer as imagens de uma briga, acidente ou qualquer fato que seja relevante e pronto. Ela publica em alguma rede social e aquela notícia já está no alcance do mundo inteiro, muitas vezes antes de um jornalista ter feito a matéria com toda apuração que o bom jornalismo exige.

Um exemplo que vemos todos os dias são os grupos de whatsapp, que avisam onde tem blitz na cidade, onde aconteceu algum acidente, onde teve assalto, onde mataram alguém e só depois disso que o jornalista fica sabendo. E como o jornalista tem que seguir regras que essas pessoas não precisam, o processo acaba demorando mais. Um bom jornalista só vai publicar uma matéria sobre um homicídio após ter a confirmação da polícia do fato. Uma pessoa em um grupo de facebook por exemplo não vai ter este cuidado para afirmar o acontecido. Por isso temos que ter muito cuidado para filtrar o que é notícia, o que é jornalismo e em qual sites, blogs, grupos podemos confiar. 

Todas essas situações citadas acima mostram bem uma das maiores dificuldades nos dias de hoje. Mas também pode ser encarado como um incetivo para o jornalista correr atrás das informações, produzir algo diferente, pensar em pautas criativas, para fugir do que todos estão fazendo por ai.

Outra questão que incomoda nos dias de hoje é como existe um lado do jornalismo que produz matérias que não tem nenhuma relevância. Exemplo: atriz global é vista no shopping com a filha. Matérias como essa vemos aos montes em grandes sites. A questão é que além de não ter relevância nenhuma para ser considerada uma matéria, o repórter expõe a pessoa de forma desnecessária. Claro que isso tem retorno, senão o editor chefe não iria pedir esse tipo de reportagem. Porém particularmente não é um tipo de jornalismo que me agrada.

A conclusão que chegamos que o jornalismo vive em uma época perigosa, com uma concorrência "irresponsável" que não tem obrigação de apurar nada. Mas também é uma época que permite que o jornalista produza coisas fantásticas com toda tecnologia que temos nos dias de hoje.

Já o futuro deve seguir pelo mesmo caminho, já que a tendência é que tenhamos outras redes sociais e com as pessoas cada vez mais tendo acesso a grande rede.

Atividade Jornalismo Digital 09/06


Uma notícia que tem repercutido nos últimos dias é morte de Muhammad Ali, um dos maiores boxeadores da história. A lenda do boxe também lutava contra o mal de Parkinson desde o início dos anos 80, pouco tempo após a sua aposentadoria, em 1981.  
Reprodução: http://espn.uol.com.br/noticia/603877_lenda-do-boxe-muhammad-ali-morre-aos-74-anos
Reprodução: http://globoesporte.globo.com/boxe/noticia/2016/06/morre-aos-74-anos-muhammad-ali-uma-lenda-na-historia-do-boxe.html  

Recirculação Filtro: 






A repercussão foi mundial. No Brasil podemos perceber que os meios de comunicação não se limitaram em apenas noticiar a morte de Ali, mas também aproveitaram para produzirem diversas matérias sobre o ex-boxeador. Relembrando todo seu legado, sua atual situação, seus maiores rivais, suas conquistas, toda sua fé e como se tornou foi um líder fora dos ringues. 

Recirculação comentários:




Justificativa: Pelos comentários podemos ver que a morte de Muhammad foi uma comoção mundial, já que o ex-boxeador teve um papel muito importante para a humanidade, sendo um líder para o seu povo e isso fez com que ele tenha si tornado uma figura amada por muitos que nem gostam de boxe. Ali se transformou em um personagem muito maior que o boxeador. A repercussão nas redes sociais foi muito grande e como podemos ver nos prints acima, o tom dos tweets foi de muita tristeza e reconhecimento por tudo que o Muhammad fez.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Construção de uma narrativa com formato de pirâmide deitada


         Juventude e Ypiranga vencem na Copa do Brasil

                                             

Twitter do Juventude após a vitória contra o Coritiba


Twitter do Ypiranga após a vitória contra o Aparecidense-GO
Confira os gols dos Gaúchos na Copa do Brasil

Juventude

Ypiranga

Juventude 1 x 0 Coritiba

Jogando em casa, o Alviverde começou pressionando o Coxa. Logo aos 13 minutos, Itaqui cobrou escanteio, no rebote Wallacer mandou uma bomba no canto do goleiro, 1 a 0. Querendo uma vantagem ainda maior, o time do técnico Antônio Carlos seguia superior, mas parava na boa marcação dos visitantes. No segundo tempo, o Coritiba melhorou, deixando o jogo mais igual. Na melhor oportunidade, Vinicius mandou a  bola no ângulo, mas Elias fez um milagre. O Jaconero ainda desperdiçou boas oportunidades com Lucas e duas vezes com Klaus, mas o placar não mudou mais. Com a vitória, o Juventude joga por qualquer empate ou derrota por um gol a partir do 2 a 1. Se o Coxa vencer por 1 a 0 a decisão vai para os pênaltis. O confronto no estádio Couto Pereira acontece na próxima quarta-feira (19), às 19h15. 

Ypiranga 3 x 1 Aparecidense-GO

Disputando o primeiro jogo no Colosso da Lagoa só a vitória interessava ao Canarinho, mas o começo não foi nada promissor. Logo aos dois minutos, em uma cobrança de falta, Clayton Salles mandou uma bomba no canto de Carlão. Mas o apesar do gol, o time da casa não se abalou. Aos 41 minutos, João Paulo de pênalti deixou tudo igual em Erechim. No começo do segundo tempo, Sander lançou João Paulo que só teve o trabalho de tirar do goleiro. O Ypiranga queria mais e seguia na pressão. Até que aos 30 minutos, Danilinho em outra cobrança de pênalti definiu a vitoria e uma boa vantagem para o jogo da volta. Com o resultado, o Canarinho pode perder até por um gol de diferença que segue na Copa do Brasil. A partida de volta acontece na próxima quinta-feira em Aparecida de Goiânia-GO, no estádio Anibal Toledo, às 21h30.


sexta-feira, 15 de abril de 2016

Alunos da comunicação social recebem convidados no Mercado UCPel


Alunos do jornalismo e da publicidade durante o evento (Foto: Divulgação)

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu na noite desta última quinta-feira (14) o analista de sistema Fabiano Bitar e os repórteres fotográficos Paulo Rossi e Moizés Vasconcellos para participarem do Mercado Ucpel. Evento que serve para os alunos conhecer um pouco de como funciona o mercado de trabalho. Acompanharam as palestras, os alunos da Comunicação Social da UCPel.

O evento foi separado em dois momentos. No primeiro, Fabiano Bitar  comentou sobre empreendedorismo, criação de projetos e frisou para todos os alunos aproveitarem tudo que faculdade oferece. Bitar falou bastante sobre sua empresa, a Possible. Quem quiser saber mais sobre pode acessar o site. 

No segundo momento Paulo Rossi e Moizés Vasconcellos falaram de suas trajetórias e mostraram algumas fotos de suas carreiras, explicando cada situação e ainda deram várias dicas para os alunos de como se comportar em uma pauta e de como o jornalista deve se preparar para uma reportagem. Quem quiser saber mais sobre o trabalho do Paulo Rossi é só conferir o seu trabalho no site Flickr 

Esta edição do Mercado UCPel foi organizada pelos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e TV UCPel.

sábado, 9 de abril de 2016

Aula do dia 31/03

Texto como assessoria de imprensa
        Luiz Carlos Winck é o novo técnico do Pelotas
O presidente Luis Antônio Aleixo confirmou nesta quinta-feira (07) o nome de Luiz Carlos Winck como novo treinador do Esporte Clube Pelotas.
Campeão da Copa Luiz Fernando Costa com o Lajeadense, aqui mesmo na Boca do Lobo no ano passado, o treinador estava no Veranópolis na Divisão Especial do Gauchão. O clube garantiu a permanência na elite do futebol gaúcho para 2017.
A apresentação oficial de Winck como técnico do Pelotas deve ocorrer na segunda-feira, antes do jogo contra o São Gabriel marcado para às 20h30. Ele retorna a Boca do Lobo após doze anos, no ano de 2004 Winck ainda estava no início da sua carreira quando comandou o Pelotas pela primeira vez.

Texto de um site de notícias normal

            Técnico Rei de Copas assume o Pelotas
O Pelotas confirmou na manhã desta sexta-feira (8) a contratação de Luíz Carlos Winck como novo técnico. A direção e o treinador estavam conversando durante a semana e nesta manhã as duas partes chegaram em um acordo. 
Luíz Carlos Winck chega para substituir Fabiano Daixt, que na semana passada pediu para ir embora alegando problemas pessoais. 
O novo técnico será apresentado na segunda-feira, antes do jogo contra o São Gabriel marcado para às 20h30, pela oitava rodada da Segundona. Winck disputou o Gauchão deste ano pelo Veranópolis. 
Ano passado ele venceu com o Lajeadense a Copa Luiz Fernando Costa em plena Boca do Lobo. Em 2014, ainda pelo Alviazul, o novo treinador áureo-cerúleo conquistou as Copas Fernandão, Sul-Fronteira, Super Copa Gaúcha e no começo de 2015 a Recopa Gaúcha.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Trabalho aula 07-04

Site regional: http://esportche.rs/

O Esportchê é um site de notícias de futebol do interior do Rio Grande do Sul. Apresenta as características de interatividade, já que o internauta pode comentar qualquer matéria postada. E também apresenta característica de hipermídia já que temos várias matérias linkadas com outros sites, principalmente da Rádio Gaúcha e também para outros setores dos sites como tabelas dos campeonatos e também a utilização de fotos nas matérias e alguns vídeos.


Portal de notícias: http://www.terra.com.br/


O site Terra é um portal de notícias nacionais e internacionais que é atualizado constantemente. Utiliza características de Brevidade já que as notícias são atualizadas o tempo inteiro, uma notícia publicada pela manhã, pode não estar mais na home do site pela tarde. Tem também interatividade, já que o internauta pode comentar as matérias e também hipermídia pela postagens de fotos, vídeos em quase todas reportagens.


Site de jornalismo convencional: http://www.correiodopovo.com.br/


O site do jornal Correio do Povo possuem as notícias que saem no impresso, mas muitas vezes são postadas antes, para não perder o caráter factual. O jornal também trabalha com notícias nacionais e internacionais. Tem características de brevidade já que é atualizado a todo instante. Tem interatividade, já que permite o internauta comente as reportagens e tem hipermídia já que utilizam fotos e algumas vezes vídeos. 

quinta-feira, 24 de março de 2016

Com golaço de Lincoln, Grêmio vence e lidera

Texto opinativo

              Mesmo com time misto, Tricolor tem boa atuação em vitória contra o Ypiranga

O Técnico Roger Machado acertou em escalar um time mesclado contra o Ypiranga no Colosso da Lagoa em Erechim pela 10ª rodada do Gauchão. O time que foi pra campo, mostrou qualidade e com uma boa atuação, principalmente do jovem Lincoln, venceu o Canarinho por 2 a 1 e garantiu classificação e liderança no estadual.

Roger repetiu o mesmo esquema das últimas partidas, com Lincoln jogando no meio da linha de três, com Pedro Rocha fazendo o papel do Giuliano, com Everton na esquerda e o atacante Bobô sendo a referência.

A partida marcou a volta do volante Wallace, que estava afastado por causa de uma lesão. Ele mostrou falta de ritmo, mas mesmo assim fez um bom papel ao lado de Edinho. Ramiro pela direita teve mais uma boa atuação.


Na próxima rodada contra o Lajeadense, no domingo (27), às 16h, o Grêmio deve atuar com força máxima.

Grêmio assume liderança com vitória sobre o Ypiranga

Texto interpretativo

                   Vitória por 2 a 1 garantiu Imortal na próxima fase do Campeonato Gaúcho
O Grêmio bateu o Ypiranga por 2 a 1 em pleno Colosso da Lagoa e garantiu classificação matemática na próxima fase do Gauchão. 

O Tricolor dominou a maior parte do jogo e com gols de Pedro Rocha e  Lincoln, o Imortal foi para o vestiário vencendo. 

Na segunda etapa, Fred contra deu uma emoção para a partida, mas o time do técnico Roger segurou a vantagem.

Com a vitória, o Grêmio foi para 22 pontos e não pode mais ser alcançado pelo nono colocado que no momento é o próprio Ypiranga com 11 pontos. Como faltam apenas três rodadas, mesmo que o Canarinho vença os jogos restantes, não tem mais como alcançar o time de Porto Alegre. O Imortal conquistou sua sétima vitória em dez jogos. Na próxima rodada, o Tricolor recebe o Lajeadense na Arena, no domingo (27), às 16h.



Grêmio vence Ypiranga e garante classificação

(Texto informativo)
                                                                                                                                                                                                          
                  Com gols de Lincoln e Pedro Rocha, Tricolor bateu o Canarinho fora de casa 



O Grêmio foi até Erechim enfrentar o Ypiranga no estádio Colosso da Lagoa pela 10ª rodada do Campeonato Gaúcho. Mesmo utilizando um time misto, o Tricolor começou pressionando o time da casa. As melhores oportunidades surgiam nos pés do jovem Lincoln. Até que aos 27 minutos, Bôbo deixou Pedro Rocha na cara do gol, que mandou a bola por baixo do goleiro Carlão: 1 a 0.

Com vantagem no marcador, o Grêmio seguia em cima, e aos 34 minutos, Pedro Rocha cruzou e Lincoln deu de calcanhar no ar, de costas para o gol, golaço: 2 a 0.

Com uma confortável vantagem, o time do técnico Roger Machado passou a administrar a vitória. O Ypiranga aproveitou para crescer no jogo. Aos 10 minutos da etapa final, em um chute cruzado, a bola bateu no zagueiro Fred e entrou, gol contra: 2 a 1.

No final o Canarinho tentou pressionar, mas a maior qualidade do Grêmio fez a diferença e o Tricolor saiu de Erechim com três pontos na bagagem. Na próxima rodada o Imortal vai receber o Lajeadense na Arena, no domingo (27), às 16h. 


FICHA TÉCNICA

YPIRANGA - Carlão; Daniel, Negretti, Laerte e Ernani; Robson, Jessé, Jardel e Danilinho; Túlio Renan e Léo. Téc: Leocir Dall’Astra. 

GRÊMIO - Marcelo Grohe; Ramiro, Bressan, Fred e Marcelo Hermes; Walace, Edinho, Pedro Rocha, Lincoln, Everton; Bobô. Téc: Roger Machado

LOCAL - Colosso da Lagoa, Erechim 

ARBITRAGEM - Diego Real auxiliado por Élio Nepomuceno de Andrade Júnior e José Eduardo Calza. 

                

quinta-feira, 10 de março de 2016

Grêmio empata com San Lorenzo e se complica na Copa Libertadores

           
Fred abriu o placar para o Tricolor, mas Cauteruccio deixou tudo igual ainda no primeiro tempo

                                         Luan teve atuação apagada (Foto: Lucas Uebel)

O Grêmio recebeu o San Lorenzo na Arena Tricolor com um objetivo bem definido: vencer. Para isso precisava superar a tradicional equipe Argentina. Campeão do Copa Libertadores de 2013. A partida começou boa para os gaúchos, Fred cobrando falta abriu o placar. O "Ciclon" como é conhecido, não se abalou e oito minutos depois deixou tudo igual com Cauteruccio  de cabeça. O resultado deixa o Grêmio na obrigação de pontuar fora de casa para seguir com chances de classificação.

O JOGO

Melhor distribuído em campo, o San Lorenzo começou melhor, tocando bem a bola e não deixando o Grêmio fazer a tradicional pressão de começo de jogo. O Tricolor assustou com Maicon em chute de longe. Aos 24 minutios, Wesley sofreu falta perto da área, Fred cobrou colocada no canto, o goleiro Torrico ainda tocou na bola, mas não evitou o gol.

Perdendo, o Ciclon seguia melhor e apenas oitos minutos depois Cauteruccio cabeceou no canto de Marcelo Grohe, deixando tudo igual. Precisando da vitória, o técnico Roger colocou vários atacantes durante o segundo tempo, mas o time mais ofensivo não surtiu efeito e o time Argentino dominou o meio-campo, criando as melhores chances, principalmente nos 15 minutos finais. No apito final boa tarde do estádio vaiou a equipe gremista.

FICHA TÉCNICA
Grêmio: Marcelo Grohe; Wesley, Geromel, Fred e Marcelo Oliveira; Edinho, Maicon, Giuliano (Fernandinho), Douglas (Henrique Almeida) e Éverton; Luan (Bobô). Técnico: Roger Machado
San Lorenzo: Torrico; Buffarini, Angeleri, Caruzzo e Más; Mussis, Ortigoza (Kalinski), Belluschi, Cerutti (Romagnoli) e Blanco; Cauteruccio (Mauro Matos). Técnico: Pablo Guede
Árbitro: Daniel Fedorzuck (URU)